O Karate como Ação Sócio-educacional

22/05/2010 13:23

                    O Karatê traz historicamente uma vocação educativa, desde os remotos tempos da ilha de Okinawa (local onde foi criado o Karatê), onde Chojun Miyagi introduziu-o nas escolas até seu desembarque junto às universidades japonesas.

   Aproveitando esta vocação histórica do Karatê e os resultados benefícios de sua pratica podemos adaptá-lo à realidade brasileira como excelente resultado sócio-educativo. É muito variável pois não necessita de um espaço especial, nem de materiais, somente o uniforme (Kimono) e do mais importante que são os recursos humanos bem preparados.

   O Karatê quando bem ensinado por pessoas qualificadas traz excelentes resultados, principalmente para as crianças, pois estas estão desenvolvendo a personalidade podendo aceitar melhor as normas educacionais e de disciplina que são passadas pela arte.

   Podemos observar nas crianças de 7 a 17 anos os seguintes resultados.

- Melhoria da noção de limites e diminuição da agressividade;

- Desenvolvimento da noção de esquema corporal;

- Desenvolvimento dos valores humanos: amizade, solidariedade, companheirismo, respeito e etc.

- Desenvolvimento de um pensamento ecológico e comunitário;

- Aumento do auto-estima e autoconfiança;

- Melhoria da saúde e dos hábitos de higiene;

- Melhoria da socialização e do desempenho escolar.

                             O Karatê mais de 100 anos depois de servir como suporte educacional na pequena ilha de Okinawa, ressurge como uma alternativa viável de suporte no atendimento sócio-educativo de crianças e adolescentes para o nosso querido Brasil.