A prática da Meditação

22/05/2010 12:10

A Goju-Ryu, começa cada aula e termina com um curto período de zazen. No princípio da aula é usado para clarear a mente e focalizar à frente do treinamento. Depois que aula é usado para refletir no que foi descoberto na aula e o que precisa ser estudado, como também preparar a volta para o mundo externo. Você ouvirá o sensei convocar: 

Mokuso! Feche seus olhos!  

Quando você fechar seus olhos, você deve tentar relaxar e reduzir a velocidade de sua respiração, enquanto faz isto mais fundo e mais controlado. Esvazie sua mente das tensões e ansiedades de todo o dia. Durante a próxima hora, solucione esquecer de todas suas dificuldades e focalizar completamente em seu treinamento de Karatê. 

Permanecer desta forma até que o sensei que abre a aula pare,  procure se concentrar no trabalho que vai ser feito à frente. Depois da meditação curta, ouvirá você:  

Yame! Abra seus olhos! 

O interesse do estudantes de Karatê na meditação não está relacionado em qualquer doutrina religiosa, histórica, ritual, ou liturgia. Nem não são esperados os estudantes de Karatê abraçar qualquer convicção religiosa particular.  

Porém, meditação tem algo que oferecer a estudante de Karatê, embora convicções religiosas pessoais ou fundo cultural. A essência da meditação é o que é inseparável de nosso treinamento em técnica de Karatê e movimento físico. É esta destilação que nós queremos usar para nosso desenvolvimento espiritual individual, no contexto de nossas próprias convicções religiosas existentes. A forma básica usada é zazen ou meditação sentada. Zazen tem benefícios fisiológicos demonstráveis, inclusive regulamento do automático sistema nervoso, taxa de coração abaixada, pressão sangüínea, e respiração, troca de oxigênio melhorada nos pulmões, e melhoramento da função glandular. Porém, nossa razão por fazer zazen é estudar o ego.  

Quando você se sentar, os dois assuntos principais são como seu peso é apoiado e o alinhamento de seu corpo. Seu peso é apoiado melhor por um tripé ou pirâmide. Quando se sentou no chão ou uma almofada, os pontos do tripé são formados pelos dois joelhos e as nádegas. Quando sentado em uma cadeira, o tripé apoiando é formado pelas solas dos pés encostadas no chão e as nádegas na extremidade dianteira da cadeira.  

Uma vez você está sentado. a coisa mais importante para considerar é o alinhamento da coluna espinal. Esqueça Atrás diretamente " do velho provérbio  militar"; na realidade, seria muito enfadonho para sustentar esta posição muito tempo. Quer dizer, a espinha deve estirar livremente ao longo de seu comprimento, enquanto assegurando assim que não há nenhuma compressão em qualquer lugar para causar desconforto ou bloquear o fluxo de energia. Haverá alguma curvatura natural da espinha, particularmente no lombar (área mais baixa). Na realidade, a área pélvica deveria ser cultivada ligeiramente adiante. Se você reunisse a idéia de alongar a espinha e inclinar a pélvis adiante, duas coisas deveriam acontecer: 

o As vértebras devem ser alinhadas uma em cima das outras, enquanto o fluxo de energia sofre um desvio inerente, ou deslocamento parcial.  

o Os órgãos internos serão alinhados corretamente no avião vertical. Isto assegurará que sua área do estômago não esteja comprimida que preveniria própria respiração.  

O queixo deveria ser comprimido ligeiramente para dentro, e você deveria tentar imaginar que está tentando apoiar o teto com o topo de sua cabeça. Tente. Você verá que se você tenta comprimir seu queixo ligeiramente e empurrar com sua cabeça o efeito o faz querer alongar a espinha.  

Finalmente, haverá os problemas associados com assuntos individuais donde e como nós celebramos nossa tensão. Fazendo zazen podemo-nos pôr em contato com coisas sobre nossas posturas antes das que nós nunca notamos. A maioria das pessoas tem um ombro mais alto que o outro. Pessoas em que levam tensão cervical (no pescoço) e áreas superiores da parte de trás levam os ombros a se aproximarem das orelhas. Em uma pessoa que centra tensão no estômago, há uma tendência para a área pélvica afundar, de forma que a espinha se encurve externamente. As pessoas com problemas de quadril tendem a se sentar em um quadril, enquanto negando assim com o princípio do tripé. E todo mundo tem problemas com flexibilidade nos joelhos e tornozelos.  

O que deveria fazer você? Não se preocupe. Esteja atento do problema cada vez você se senta e tenta corrigir isto. Mas não é obcecado com isto. Se lembre que você está tentando para achar um equilíbrio natural, mas que você esteve por muitos anos em um antinatural, pelos efeitos de tensões e certos desequilíbrios físicos. Levará tempo e pratica para superar estes.  

Quando você se senta, você também não deveria se interessar com o que vai usar. Porém, roupas folgadas são melhores. Calças de Gi (kimono) são excelentes para exercício de meditação porque elas são folgadas nas pernas e a cintura é regulável podendo fixar todas as posturas sentadas, até certo ponto, livre de tensão na parte dianteira dos joelhos. Há duas soluções que você pode usar para aliviar este problema: um banco de seiza ou a combinação de um zabuton (tapete retangular grosso) e um zafu (uma almofada pílula-amoldada).  

Ao fazer zazen, as mãos são mantidas no que chamamos o mudra cósmico. Ponha a lâmina de sua mão direita, palma para cima, no hara, a mancha aproximadamente quatro dedos debaixo de seu umbigo. Coloque a mão esquerda dentro da mão direita e una seus dedos polegares de forma que as gorjetas estejam tocando ligeiramente. Os dedos polegares deverem ser mantidos direto como uma ajuda para concentração, não formando " montês nem vale ".

Os olhos não estão fechados durante zazen porque nós estamos mais alertas e atentos com nossos olhos abertos, e nós somos menos provável sonhar ou cochilar fora. De fato, os olhos estão meio abertos (hangan), e o foco deles/delas deveria ser macio e ligeiramente para baixo, diretamente na frente de nós.  

Quando você se sentar, você tem que se sentar em algum lugar. Óbvio, direito? O lugar onde você se senta vai, particularmente como um novato, afete como você se senta. É melhor estabelecer um lugar, não importa como pequeno, se sentar diariamente. Pode ser um canto de um quarto, ou um quarto separado, ou pode estar fora. Tenha certeza que o lugar está limpo, livre de pó, e tomou banho em luz natural (mas não muito luminoso). Você não deve estar muito morno nem muito frio. Se for se sentar fora, você tem que achar um lugar onde possa se sentar despercebido e imperturbado por pessoas ou por animais perdidos. 

Leve um relógio para assegurar que o tempo que você se senta será tempo de alta qualidade. Desconecte o telefone e campainha. Não use nenhuma música, embora é possível, com supervisão, usar certos tipos meditativos de shakuhachi (flauta de madeira) música. Escolha um horário em que tudo esteja quieto. Em uma cidade, isto é difícil. Um bom horário é ao amanhecer, antes das esteiras da cidade subirem, ou no crepúsculo. O horário do jantar também é bom, em particular, pois a maioria das pessoas estam comendo quietamente. Tente assegurar que seus dez minutos de zazen serão completamente dez minutos completos. A coisa principal é se sentar diariamente. Se você é fastidioso sobre isto, até mesmo durante dez minutos, que você progredirá sem dúvida e talvez você decidirá se sentar pôr períodos mais longos. Prática diária é a chave...  

Quando nós fazemos uma limpeza primaveral tradicional que  normalmente tentamos fazer tudo puramente. Eu quero que se compare a um espelho. Você tenta polir isto e manter  purificado, mas você não consegue, e você tem polir novamente de forma que você pode ver claramente. Às vezes você fica tão ocupado que você não presta bastante atenção. Fica difícil ver.  

Este é um exemplo da vida diária. Você tem que lembrar de se manter limpo, não só pó um certo momento, mas diariamente. Diariamente você lava seu rosto, escova seus dentes e toma banho, mas você também tem que limpar o interior, o espirito. Esta é a razão principal de se praticar Karatê.

Freqüentemente nós estamos feridos isso porque há algo errado com nossa condição mental. Nós somos descuidados. Não devemos sentir o Karatê simplesmente como condição física. Se fizer isto, será prejudicado facilmente e será logo desencorajado e desestimulado. Há uma maior probabilidade de você abandonar o Karatê. Seu treinamento é mais que treinamento físico, e isso é o que você realmente tem que estudar.  

Pôr outro lado, quando o espelho estiver limpo, o caminho certo estará claro. Dia a dia, você poderá ver claramente mais coisas. Você estará mais contente e apreciará muito mais a vida. Isto é o que  significado duro treinando do Karatê. 

Freqüentemente nós pouco pensamos em lucros a longo prazo e só nos interessamos com resultados imediatos. Isto pode nos impedir de alcançar nosso potenciais, e pode causar muita infelicidade.