Amarrando a Faixa

08/05/2010 20:37

Uma das grandes dúvidas que nos acompanha ao longo dos anos é a forma correcta de atar a faixa. Começamos por nos limitar a compreender o número de voltas e a apresentação do nó, mas não são as únicas variáveis a ter em conta aqui…

Existem aqueles que se limitam a enrolar o cinto em torno da cintura começando por uma das pontas, pelo que o seu aspecto, nas costas, será o de sobreposição das várias voltas. Esta não é a forma correcta, uma vez que, à vista, deverá assemelhar-se a uma cruz e, que não se revela apenas mais estético, mas serve também de importantíssimo apoio para as costas.

Conforme se pode ver na figura, começa por apoiar-se o meio do cinto sobre o abdómen e cruza-se nas costas. Uma das pontas irá envolver o conjunto das voltas, terminando com um nó em que se tenta equilibrar as duas pontas pendentes - que não devem ser excessivamente longas para evitar a sua projecção no desempenho técnico, nomeadamente a nível do rosto.

Se o cinto não for liso, isto é, tiver as habituais gravuras do nome do respectivo proprietário em japonês, há ainda que ter em atenção a orientação destes. O nome deve ficar situado na extremidade direita do cinto e ser visível, o que equivale a dizer que, no momento inicial se deve logo ter em atenção a orientação deste, para que as letras não fiquem invertidas (lado esquerdo) ou voltadas para dentro.