Aniversário da Academia de Karate Goju-Ryu de Exu-PE

02/11/2010 07:00

Neste dia 02 de novembro de 2010, a Academia de Karate Goju-Ryu de Exu/PE, estará completando seus 18 anos de existência. O Dojo de Exu foi fundado pelo Prof. de Karate Francisco de Paula Bezerra em 1992, na época ainda 1º Dan, porem com o passar do tempo o mesmo impossibilitado de dar continuidade ao trabalho de divulgação de Karate Goju-Ryu na cidade de Exu/PE, passou a responsabilidade da academia para alguns de seus alunos, sendo estes: Nelson Pinxilinga, Jutsenbergue Antonio, Gustavo Sampaio, José Edson "Zezinho", Ivanildo e Arnaldo Garcia, na época todos ainda na graduação de 4º Kiu, os mesmos, unidos e fortificados pelo amor a arte marcial, continuaram praticando e ensinando karate neste município.

Com o passar do tempo, e com o processo natural de evolução do conhecimento, os mesmos foram galgando graduações, porem alguns por impossibilidades, outros por falta de estimolo devido as diversas dificuldades, foram desistindo reduzindo cada vez mais o numero de praticantes.

Em 26 de julho de 1999, Gustavo Sampaio e Arnaldo Garcia conseguiram a faixa preta, ficando mais fácil a representatividade da arte em Exu, tendo em vista que agora estes poderiam assumir definitivamente a academia sem que fosse necessário a intervenção de outros faixas pretas que não desenvolviam diretamente o trabalho no município.

Hoje à academia conta com diversos faixas pretas ja formados pelos Sensei Arnaldo Garcia, que hoje assume a graduação de 4º Dan, dentre estes estão:

1. Gustavo Sampaio - 2º Dan

2. André Tomas - 2º Dan

3. Antonio Geraldo - 1º Dan

4. Dirceu Barros - 1º Dan

5. Francisco Marcondes - 1º Dan

6. Andreson Higor - 1º Dan

7. Ivan de Souza - 1º Dan

8. Damião de Araújo - 1º Dan