Bushido

22/05/2010 12:09

O Zen Budismo influenciou fortemente o Karate, que comungava com as idéias de seu amigo o judo que as Artes Marciais deveriam conter valores morais e espirituais importantes para o desenvolvimento pessoal, bem como dispor de um treinamento de forte valor à saúde e bem estar de quem o praticasse. Funakoshi escreveu certa vez : "Como a face polida de um lago reflete tudo e completamente o quanto está a seu redor, vales montanhas, um estudante de Karate deverá manter-se livre do egoísmo, maldade, isto quer dizer Kara, ou vazio em Karate".

O Karate moderno desenvolveu-se mais significativamente no século xx , derivado de Okinawa com os mestres Kanryo Higaonna e Chojun Miyagi. Atualmente tem uma forte influência psicológica das Artes Marciais Japonesas, com origens e atitudes das artes feudais, por isso é muito difícil compreender amplamente tudo relacionado a esta cultura. para entender o Karate é necessário apreciar o espírito dos Samurais, que motiva muitos e muitos importantes Karatecas em todo o mundo. Para os ocidentais, no entanto, esta compreensão torna-se mais difícil ainda, e às vezes até impossível, muitos dos Ocidentais em particular o tratam unicamente como um método de combate e auto-defesa e somente estão conscientes de modo vago, o que poderíamos chamar de filosofia implícita.

Os guerreiros Samurais antes de entrar em combate deveriam dizer seus nomes e os dos ancestrais e seus atos de heroísmo, e mantinham uma estrutura hierárquica de classe rígida e estrito código de ética, este código foi conhecido no Japão como Bushido, que traduzindo literalmente quer dizer "Modos de Cavaleiros Militares", o código de conduta apropriado para guerreiros cavaleiros, para viver de acordo com este código, um Samurai deveria ser valioso, honorável, motivado por um desejo de atuar com retidão e justiça, deveria ser misericordioso, feroz, cortês, leal, possuidor de um grande domínio de si mesmo e capaz de auto-sacrifício. enfatizando, o Bushido era uma virtude militar de bravura, e é inevitável requerer maiores discussões, e de modo preciso está ligado à virtude da honra, que ainda hoje é uma poderosa força motivadora no Japão moderno.

Com o recente desenvolvimento econômico do Japão, objetivando recuperar prestígio (honra) necessitariam vencer o ocidente, e desta vez no seu jogo, poder econômico e industrial, que seria o mesmo que militar.

Foi simplesmente o espírito de Bushido adaptado às circunstâncias modernas, em muitas academias de Karate e outras Artes Marciais de mesma origem, o Bushido tem aspectos de conduta própria, nos Dojos, nas competições esportivas e na vida de seu praticantes.

Qualquer pessoa que praticar um esporte ou exercer uma profissão por muitos anos, alcançará um grau de eficiência de causar espanto aos leigos no assunto, como é o caso da informática, que pela sua prática qualquer garoto facilmente compreenderá, mas poderá parecer muito complicado para um leigo. As técnicas básicas do Karate (como as do Judo, Aikido etc.) não são misteriosas, simplesmente não são muito conhecidas. para aprendê-las não é preciso possuir dons especiais ou aceitar complicadas filosofias de vida. existem razões fisiológicas e psicológicas para maior ou menor eficiência em Karate. todas as técnicas são decorrentes de estudos, pesquisas, observações da natureza e ciência, o único segredo para domínio das técnicas é o seu treinamento com dedicação, podendo até ser um pouco árduo para alguns.