Chojun Miyagi

12/05/2010 10:52

Mestre Chojun Miyagi nasceu em 25 de abril de 1888 em Naha – Okinawa.

Foi conduzido as Artes Marciais aos 11 anos por sua mãe que o apresentou ao Mestre de Karatê Ryuko Aragaki.
No Dojo do Mestre Aragaki treinou duramente por três anos, aos 14 anos foi apresentado por seu mestre a um grande amigo o Mestre Kanryo Higaonna sendo aceito como discípulo do Mestre Higaonna. 
O Mestre Miyagi treinou arduamente pois o treinamento imposto por seu Mestre Higaonna era o mais difícil da época, se exercitando com pesos e no makiwara.
Embora tivesse pensado em desistir por inúmeras vezes Mestre Miyagi persistiu e expandiu seu treinamento para fora do Dojo, levantando pesadas pedras, corria da escola para casa e vice-versa, mesmo assim durante a prática do Kata Sanchin, as vezes desmaiava pela tensão muscular que o Mestre Higaonna impunha.
Exausto depois do treino noturno, Mestre Miyagi algumas vezes não conseguia subir as escadas de sua casa e dormia na entrada dela. Mas sua paixão pelo Karatê-Do não diminuía, tendo sido treinado como sucessor de seu Mestre.
Mestre Miyagi treinou com o Mestre Higaonna por 13 anos até o falecimento deste em 1916, Partiu então para a China para estudar Artes Marciais, De Regresso da China criou o Kata Tensho, que possuía qualidades suaves, em contrapartida da dureza do Kata Sanchin.
Em 1926 fundou o Okinawa Karatê-Jutsu Kenkyu Kai, em 1928 foi convidado a dar aulas de Karatê-Do na Universidade de Kioto. Em 1930 nomeou seu estilo como “Goju-Ryu”. Em 1932 tornou-se catedrático da recém criada Seção de Karatê da universidade Kansai em Osaka. Na formação do “Daí Nippon Butoku Kai”, a associação máxima das artes marciais do Japão, em 1933, Mestre Miyagi representou as artes marciais de Okinawa apresentando um trabalho escrito intitulado “Esboço do Karatê-Do, ele foi reconhecido oficialmente como Mestre de Karatê-Do da Butoku-Kai, sendo o primeiro Mestre de Karatê-Do oficial do mundo.

 

Mestre Miyagi morreu em 1953 e foi um dos grandes responsáveis pela evolução e disseminação do Karatê-Do pelo mundo.