Goguem Yamauchi

22/05/2010 11:51

 

 

Nascido em 20 de janeiro de 1909, na cidade do agoshima no sul de Kyushu, Japão. Seu pai, Tokutaro Yamaguchi, era um comerciante e mais tarde professor e superintendente. Gogen Yamaguchi foi conhecido também no mundo do karate como ' o gato '. Yamaguchi era um homem pequeno, apenas sobre cinco pés e umas meras 160 libras. Foi sozinho o principal responsável para a propagação de Goju Ryu no mundo.

Antes de treinar o karate estudou Kendo Seu primeiro gosto não era o Karate Goju Ryu - entretanto quando sua grande família mudou-se para Kyoto ele começou  seu treinamento no Karate com o Sensei Takeo Maruta no Maruta Dojo em Miyazai Kyushu. O Sr. Takeo Maruta era um carpinteiro para o comércio e para os estudantes de Chojun Miyagi. O Sr. Yamaguchi estudou mais tarde diretamente com Sr. Miyagi em 1929 depois que ele, seu professor e seu amigo Jitsuei Yogi escreveram (1929) a Miyagi e o convidaram vir ao Japão. Chojun Miyagi foi visitar o Japão, depois de uma longa espera Gogen Yamaguchi foi introduzido a Chojun Miyagi por Jitsuei Yogi (27 de setembro de 1912 a novembro 1997). Em cima da visita de Chojun Miyagi ao Japão às escolas de Kansai, de Osaka, de Ritsumei, de Kyoto e as universidades de Doshisha atenderam Gogen quando estudou a lei na universidade de Ritsumei Kan. Em 1930 Sensei Yogi junto de Gogen Yamaguchi fundaram o karate Kenkyu Kai de Ritsumei-Kan Dai-Gaku, primeiro clube do karate da universidade de Ritsumei-Kan. O Ritsumei-Kan Karate- Kenkyu Kai era o primeiro clube do karate universitário no Japão, e era famoso por seu treinamento duro do estilo e lutadores ferozes do karate. Yogi e Yamaguchi atenderam à universidade de Ritsumei-Kan durante o tempo que Chojun Miyagi visitou. Chojun Miyagi permaneceu no apartamento de Sensei Yogi. Até sua morte, Yogi era um amigo e um conselheiro próximo de Morio Higaonna. Chojun Miyagi nomeou mais tarde o Sr. Yamaguchi o líder do Goju Ryu no mainlan Japão. Sr Yamaguchi esboçou para fora o que se transformaria no punho legendário do Goju Ryu. É modelado após o punho direito da mão de Chojun Miyagi.

Após graduar-se para a universidade de Ritsumei Kan em Kyoto (1934) no mesmo ano Sensei Yamaguchi inventou o Jiyu-Kumite que se tornou sabido hoje no esporte e nos campeonatos de Kumite; Em 1935 deu forma oficialmente a toda a associação do Japão Goju Kai Karate-Do (agora I.K.G.A.). Também em 1935: O Sr. Yamaguchi começou seus cursos com o governo japonês como oficial da inteligência, o primeiro filho do Sr. Yamaguchi (Norimi Gosei Yamaguchi) é carregado (25 de junho de1935). Durante sua excursão militar em Manchuria Yamaguchi foi apreendido pelos militares russos (1942). Gogen Yamaguchi foi encaminhado para o trabalho duro no acampamento russo dos PRISIONEIROS DE GUERRA. Mas um homem comentou sobre o prisioneiro russo. E quando descobriram quem ele era, mandaram-no dar aulas de karate às tropas russas. E assim os prisioneiros cativaram-se com o mestre, e se transformaram seus estudantes. Em 1945 após ter saído do acampamento da guerra de Manchurian e ter terminado sua excursão na II guerra mundial, retornou ao Japão onde reabriu seu Dojo de karate e afixou um sinal fora de leitura Goju Ryu Kai. Muitos pensaram que sua escola fecharia para sempre. Sua escola reabriu e começou uma expansão rápida através de uma rede de escolas independentes de Goju Ryu que estavam sem liderança formal. Com esta expansão é obvio que se estivesse em qualquer outro campo, teria que ser descrito como um super homem. O Sr. Gogen Yamaguchi alastrou o Goju-Kai no império do karate em Tokyo, Japão, ao lado do legendário instituto de judo Giho-Kai. Shihan Yamaguchi registrou formalmente o Goju-Ryu no Butoku-Kai, governando as matrizes ' do governo ' para as artes Marciais japonesas.

Embora uma pessoa calma e sensível, muitos disseram que se Gogen Yamaguchi não tivesse Midori Yamaguchi ao seu lado durante todos estes anos não teria conseguido organizar seu sistema. Alguns alunos sentiam maior afeição por Midori Yamaguchi do que por Gogen Yamaguchi.

Em 1940 foi concedido ao Sr. Yamaguchi o Grau de Renshi embora não retornava a sua residência no Japão até 1945. Em 1950 as matrizes oficiais da  Goju-Kai era em Tokyo, Japão. Cinco anos mais tarde fundou oficialmente o I.K.G.A. Mais tarde em 1964 o Sr. Yamaguchi unificou todos os Dojos karate no Japão para formalizar a federação do karate do Japão que está ainda na existência hoje como a Japan karate-do federation (JKF).

Antes de sua morte (em 1968), foi declarado pelo imperador do Japão como o Ranju-Hosho (medalha da fita azul) e a quinta ordem do mérito para sua contribuição às artes marciais. No inverno de 1965, em uma excursão ao ar livre ele apresentou as inclinações da TA Nagano Ontake. A cada dia Yamaguchi e os seus seguidores derramavam água de gelo sobre se. Durante uma de suas excursões de inverno na montanha dos mortos Yamaguchi e os seus seguidores, somente com um Gi (Kimono) fino iam sem sapatos para a cachoeira praticar o Kihon, Sanchin e Tensho ou SanchinTensho, utilizando o Yo  na prática de Ibuki (pratica de respiração). A potência da queda da água forçava os praticantes a manter-se perto quando a pele era distribuída marcando-lhe a imagem de um praticante da Goju Ryu Kai sendo invencíveis como era sua reputação. Em 1966 sua organização contava mais de 1.200 Dojo e clubes, e 600.000 membros reivindicados para o sistema do Goju Ryu. Antes de passar afastado por causas naturais Yoshimi Gogen Yamaguchi tinha assentado bem em um advogado, em um oficial militar, em um herói altamente decorado de guerra, em um praticante de Shinto e em um influente praticante do yoga.