História do Karate Goju-Ryu

02/05/2010 00:00

 



O combate desarmado nasceu desde muito antes do que a própria história que se tenha conhecimento, por isso as origens mais antigas da arte são pouco definidas, escondidas freqüentemente no folclore de uma variedade de culturas de todo o mundo. Várias formas de combate desarmado foram praticados na Índia, na China, Formosa e Okinawa, ao sul do Japão. Em Okinawa, a luta de "mãos vazias", em um certo momento, era praticada em segredo por causa da influência dos senhores feudais japoneses que tinham conquistado a ilha e, por isso, proibiam que seus subordinados carregassem as armas. Este ato de proibição das armas fez com que muitos dos povos começassem a praticar formas de combate desarmado em segredo. A partir daí, nascia à arte marcial Karatê. 



Índia

Baseado na elevação do instinto da autodefesa, as diferentes formas de luta tornaram-se, em sua maioria parte da cultura, em especial dos povos da Ásia central, como no Egito e na Turquia. Acredita-se que os princípios das artes marciais asiáticas surgiram primeiramente na Turquia e na Índia.
Sabemos hoje que a história do karate pode ser examinada e entendida na Índia, a cerca de dois mil anos antes da era cristã, a Índia era o berço de uma arte marcial chamada de Sanskrit, Vajramushti. A evidência parece indicar que era praticada geralmente pelo Kshatriya, que eram a classe dos guerreiros desse tempo, podendo ser comparado ao Samurai japonês e aos cavaleiros medievais da Europa.
Diz-se que o terceiro filho do rei Sugandha da Índia do sul era um membro do Kshatriya da classe dos guerreiros. Entretanto, após alguns anos foi conduzido pelo pequeno espírito budista ao sul da província de Madres. Recebeu seu treinamento religioso do Dhyna por mestre Prajnatara. Sob a orientação do mestre, o menino cresceu formando-se um homem muito sábio. Avançou seus conhecimentos na maneira Dhyana e na prática do budismo, ficando conhecido como Bodhidharma.


China

Após a morte de seus mestres, Bodhidharma viajou a China, sua vida foi centrada em torno do templo e do monastério de Shaolin situados na província de Hunan. A tradição indica que isso foi em cima das condições físicas dos monges, Bodhidharma os instruiu no exercício físico, condicionando seus corpos e suas mentes. O exercício foi chamado, " dezoito mãos de Lo-Han ". Este incluí também exercícios respiratórios; soube-se que esta atividade física era um meio da higiene do corpo. Eventualmente os monges começaram a estudar os animais e a dar forma aos exercícios que se assemelharam a suas maneiras de luta, e mais tarde surge como Chuan-Fa, "a arte do punho". É importante anotar que os principais motivos de se praticar a arte marcial eram o condicionamento físico e a autodefesa.
Durante o período Sui (589-618), os bandidos começaram a invadir os monastérios com a finalidade de roubar alimentos ou qualquer coisa de valor.
Neste tempo os monges, a fim proteger suas vidas e seus monastérios, utilizaram sua arte de Chuan-Fa e derrotaram os bandidos. A reputação dos monges fez com que houvesse a propagação das lutas de Shaolin, muita Budistas vieram estudar a arte junto dos monges. Hoje há umas centenas de estilos, e naturalmente a filosofia mudou um tanto, dependendo da personalidade dos grandes mestres dos estilos. Em 1609 a arte foi trazida a Okinawa onde se submeteu a muitas mudanças e se tornou sabida mais tarde como Karate.


Okinawa

Quando o Japão invade Okinawa em 1609 proíbe o uso de armas (primeiramente pelo rei Canela de Sho em 1477), os japoneses proíbem também a prática de artes marciais. Conseqüentemente, os Okinawanos continuaram praticando suas artes marciais em segredo.
Três séculos depois uma arte marcial própria de seu caráter torna-se Okinawa te. Em que futuramente é dividida em três estilos principais:
Shuri-te influenciado pelas técnicas duras do Kempo e caracterizado por uma atitude ofensiva.
Naha-te influenciado pelas técnicas mais suaves do Kempo inclusive o controle do ' ki ' e da respiração. Foi caracterizada por uma atitude mais defensiva. 
Tomari-te influenciado pelas técnicas duras e macias de Kempo. 
O Shuri-te e o Tomari-te unem-se formando o Shorin-ryu, que com o passar dos anos se tornou diversos estilos diferentes. O Naha-te torna-se o sabido e conhecido Goju-ryu (o estilo duro e macio) que permaneceu unificado até hoje.