Kanryu Hagaonna

12/05/2010 10:48

 

 

Nasceu em Naha, Okinawa, em 1853. Apesar de vir de uma linhagem preeminente (seu pai pertencia a casta dos Samurais), eram anos de crise onde os Samurais se encontraram em uma situação de ter que buscar qualquer trabalho ao ter que estar envolvido com o governo.
Mestre Higashionna próximo aos 19 anos começou a estudar Karatê-Do com aquele que foi seu principal mestre, o Mestre Aragaki, que provavelmente lhe ensinou o Naha-te original.
Aos 23 anos se estabeleceu em Fukien, uma província ao sul da China, ingressou na escola do Mestre de Boxe Chinês Ryoko Ryu. Inicialmente não lhe foi permitido realizar nenhum treinamento, tendo que se dedicar a trabalhos diversos, cuidando do jardim, fazendo limpezas e muitas outras tarefas. Depois de algum tempo foi aceito como discípulo.
Isto era uma prática atual naquele tempo, antes de ser admitido como discípulo tinha que permanecer um tempo realizando trabalhos servis, com a finalidade de evoluir o caráter e a conduta, somente depois de ser considerado satisfatório pelos professores e ter ganhado sua confiança permitia-se que o aspirante iniciasse seus estudos da Arte Marcial.
Depois de muito estudar ganhou reputação como um dos melhores estudantes de Ryuko Ryu, sua técnica preferida era o Maegueri (chute frontal), o que lhe rendeu o apelido de “A Perna”.
Depois de 12 ou 13 anos aproximadamente de treinamento regressou a Okinawa, havia se tornado expert em Tode (técnica de mãos chinesas), e começou a receber pessoas que pedia que lhes ensinassem sua arte, tendo em vista que ensinava por prazer e não pedia remuneração, treinava seus discípulos segundo seus critérios em condições muito duras, tal como havia aprendido.
O Mestre Higashionna é considerado o mais antigo karate-ka de Okinawa, e o primeiro que modernizou o Karatê-Do, a maioria dos seus estudantes desenvolveram seus próprios sistema baseados em seus ensinamentos.

Morreu em 1916, seu legado prosseguiu através de seus seguidores, um dos mais destacados foi o Mestre Chojun Miyagi fundador do Goju-Ryu