Togushi Seikishi

12/05/2010 10:52

Nasceu em 20 de maio de 1917, em Naha – Okinawa, estudou no Dojo do Mestre Seko Higa (único aluno do Mestre Chojun Miyagi que possuiu um Dojo antes de seu falecimento), podendo treinar direto com o Mestre Chojun Miyagi, que assistia freqüentemente o treino no Dojo de Seko Higa.
Serviu na Armada Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra voltou a Okinawa colaborando para a reconstrução do país. Também ajudou o Mestre Seko Higa a construir seu Dojo na cidade de Itoman, sendo este o primeiro Dojo de Karatê-Do a abrir suas portas após a guerra.
Em 1954 funda o Dojo Shorei Kan na cidade de Koza (hoje cidade de Okinawa).
Um episódio daquela época ilustra a habilidade do Mestre Toguchi no Karatê-Do. Quando sua esposa abriu um comercio, a Yakuza (máfia japonesa), pediu um pagamento pela “proteção”, Mestre Toguchi se negou, e a noite foi atacado de surpresa por vários bandidos da máfia. O resultado foi três Yakuzas mortos e dezoito gravemente feridos.
O Mestre Miyagi durante anos transmitiu seus conhecimentos teóricos e técnicos, e o ensino as bases para criar um método de aprendizagem do Karatê-Do tarefa a que se entregou totalmente. Depois de vinte anos de pesquisas e estudos criou o primeiro método completo de estudo do Karatê-Do.

Com isto, além de um método de aprendizado formalizado, aparece pela primeira vez na história das Artes Marciais os exames para a mudança de graduação, anteriormente não existia exames de nenhum tipo e somente os mestres usavam a faixa preta.