O Karatê traz historicamente uma vocação educativa, desde os remotos tempos da ilha de Okinawa (local onde foi criado o Karatê), onde Chojun Miyagi introduziu-o nas escolas até seu desembarque junto às universidades japonesas.

Aproveitando esta vocação histórica do Karatê e os resultados benéfícos de sua prática, podemos adaptá-lo à realidade brasileira como excelente resultado sócio-educativo. É muito variável pois não necessita de um espaço especial, nem de materiais, somente o uniforme (Kimono) e do mais importante que são os recursos humanos bem preparados.

O Karatê quando bem ensinado por pessoas qualificadas traz excelentes resultados, principalmente para as crianças, pois estas estão desenvolvendo a personalidade podendo aceitar melhor as normas educacionais e de disciplina que são passadas pela arte.

Podemos observar nas crianças de 7 a 17 anos os seguintes resultados:

 

1.    Melhoria da noção de limites e diminuição da agressividade;

2.    Desenvolvimento da noção de esquema corporal;

3.    Desenvolvimento dos valores humanos: amizade, solidariedade, companheirismo, respeito e etc.

4.    Desenvolvimento de um pensamento ecológico e comunitário;

5.    Aumento do auto-estima e autoconfiança;

6.    Melhoria da saúde e dos hábitos de higiene;

7.    Melhoria da socialização e do desempenho escolar.

 

O Karatê mais de 100 anos depois de servir como suporte educacional na pequena ilha de Okinawa, ressurge como uma alternativa viável de suporte no atendimento sócio-educativo de crianças e adolescentes para o nosso querido Brasil.